CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Lulopestismo transformou Petrobras no 2° maior caso de corrupção do mundo

SE/Portal PPS

Além de impor enorme abalo nas finanças e na imagem da Petrobras, o governo do PT comandado pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff transformou a empresa no segundo maior caso de corrupção do mundo em votação popular da ONG Transparência Internacional, com sede na Alemanha. A ONG faz relatórios anuais com índices de percepção de corrupção.

A petroleira recebeu 11.900 votos e só ficou atrás do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych. Ele recebeu 13.210 votos pelo suposto desvio milionário de recursos para sua conta privada.

A pesquisa faz parte da campanha “Desmascare os Corruptos”, da Transparência Internacional. A campanha começou em outubro de 2015 e teve a participação de mais de 4,5 milhões de pessoas que indicaram casos de corrupção ao redor do mundo.

O esquema de corrupção na Petrobrás, desmontado na Operação Lava Jato, supera, na avaliação dos entrevistados, o megaescândalo da Fifa, que obteve 1.844 votos no levantamento.

A Lava-Jato começou a investigar ao esquema de corrupção na Petrobras em março de 2014. Desde então, executivos de empreiteiras a dirigentes partidários tiveram a prisão decretada, e outros estão sendo investigados, como Lula, que recebeu diversos mimos e presentes da OAS e Odebrecht, alvos da operação.

Sob o governo do PT que melhorou a petroleira num dos maiores escândalos de corrupção do planeta, as ações da estatal desabaram na bolsa, a sua nota de crédito foi rebaixada por agências de classificação de risco e agora paga mais caro para captar recursos.

Os desvios provocados pela gestão lulopetista na Petrobras foram tão grande que a companhia teve dificuldade de publicar o balanço contábil de 2014. O documento foi publicado depois de meses de atraso com o reconhecimento de perdas de aproximadamente R$ 50 bilhões em consequência de superfaturamento de contratos ou pagamento de propinas.

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta