CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Líderes de oposição pedem à PGR investigação contra Lula, Dilma e ministros por conteúdo de conversas

Robson Gonçalves

Líderes de partidos de oposição anunciaram nesta quarta-feira (23) que ingressarão com três representações na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e contra os ministros Jaques Wagner (Gabinete Pessoal da Presidência) e Edinho Silva (Comunicação Social).

Os deputados se baseiam nos áudios divulgados recentemente com autorização judicial e que demonstram que a cúpula do Planalto agiu para tentar blindar Lula de um eventual mandado de prisão.

Confira representação contra Dilma, Lula, Jaques Wagner e Rui Falcão

Confira representação contra Edinho Silva

Confira representação contra Jaques Wagner

O comunicado conjunto foi feito no Salão Verde da Câmara pelos parlamentares. O PPS foi representado pelo vice-líder da Minoria, Raul Jungmann.

Para a oposição, após a revelação do teor dos diálogos de Lula, Dilma e ministros, fica claro que eles agiram de forma orquestrada com o objetivo de causar embaraço às investigações da Operação Lava Jato, já que as apurações penais  mencionam figuras próceres do partido que atualmente ocupa o governo”.

“As conversas revelam uma orquestração, a partir do uso de estruturas públicas, com o explícito intuito de livrar o ex-presidente da República das investigações tocadas pelo juiz federal Sérgio Moro. Isto constitui algo gravíssimo e que exige da Procuradoria Geral da República a devida investigação”, disse Jungmann.

Nas representações, os oposicionistas apontam, separadamente, que o chefe de gabinete da Presidência e o ministro da Comunicação Social cometeram crimes de advocacia administrativa e atos de improbidade por terem usado seus cargos de ministros de Estado para que Lula assumisse a Casa Civil e se livrasse de investigação na Justiça comum. Apontam ainda que teriam movimentado a administração “em favor da defesa dos interesses do ex-presidente”.

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta