CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Líder e prefeitos do PPS participam com Temer de inauguração de fábrica da Klabin no Paraná

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), participa nesta terça-feira, junto com o presidente interino Michel Temer, da inauguração da nova fábrica de celulose da Klabin em Ortigueira, no Paraná, município administrado pela prefeita Lourdes Banach, a Lurdinha, do PPS. Também participa o evento, que acontece às 12 horas, o prefeito do município vizinho de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson (PPS), onde a Klabin já tem uma fábrica.

“Trata-se do maior investimento privado da história do Paraná e temos orgulho da fábrica ser instalada em um município administrado pelo PPS. Além de gerar empregos, o empreendimento vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região”, destacou Rubens Bueno, antes de embarcar em Brasília, junto com Temer, para participar do evento no Paraná.

A fábrica entrou em operação em março e tem capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose. O investimento, de R$ 8,5 bilhões, criou 1,4 mil empregos diretos e indiretos na região. Desde 2011, a região de Campos Gerais já recebeu mais de R$ 10 bilhões em investimentos apoiados pelo programa Paraná Competitivo, com geração de mais de 15 mil empregos.

De acordo com a Klabin, do total da produção, 1,1 milhão de toneladas serão de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pinus). A área florestal que fornece madeira para a nova fábrica está a 72 quilômetros da fábrica, o que garante a competitividade e o baixo custo do transporte de madeira. Em abril, a fábrica fez a sua primeira exportação, de 20 mil toneladas, para a China.

Fundada em 1899, a Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do país, com 16 unidades industriais – 15 no Brasil e uma na Argentina- e geração de 16 mil empregos diretos e indiretos.

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta