CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Deputados do Brasil e da Itália abrem mostra sobre vitória contra o nazifacismo

Robson Gonçalves

Parlamentares do Brasil e da Itália abriram nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, uma mostra sobre a participação das Forças Armadas do Brasil na libertação da Itália na Segunda Guerra Mundial. A exposição, com fotos, réplicas de aeronaves utilizadas pela Força Aérea Brasil (FAB) e uniformes utilizados na época, relata diversas ações dos pracinhas brasileiros na Itália, como a batalha de Monte Castelo e a expulsão das forças nazifascistas da região em 1945.

“Os brasileiros foram fundamentais para libertar a Itália da ocupação das forças do Eixo e essa mostra retrata um pouco dos feitos heróicos das forças armadas brasileiras que atuaram em conjunto com a Itália no combate ao nazifacismo”, afirmou a deputada ítalo-brasileira Renata Bueno após a abertura da mostra pelo deputado brasileiro Carlos Zarattini (PT-SP).

Já a vice-presidente da Câmara italiana, Marina Sereni, destacou a parceria entre os dois países e chamou a atenção para a importância desse tipo de exposição. “Preservar a memória, preservar a história é sempre muito importante”, disse durante discurso na abertura da mostra.

Renata Bueno faz intervenção durante seminário
Renata Bueno faz intervenção durante seminário

Durante a manhã, o grupo de parlamentares italianos em missão no Brasil, que ainda incluía os deputados Fábio Porta e Mirko Busto, participou de seminário sobre o Estatuto do Desarmamento e a Lei de Imigração na comissão de Relações Exteriores da Câmara. Pelo Brasil, participaram o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), Ronaldo Benedet (PMDB-SC), Flávia Morais (PDT-GO), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Jô Moraes (PCdoB-MG), entre outros.

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta