CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Arnaldo Jardim: Iniciou-se o momento de mudança com as eleições

Iniciou-se o período de campanha eleitoral 2016 nos 5.568 municípios brasileiros. Eleições que serão bem diferentes em razão de uma série de restrições sobre as normas da propaganda, sobre os instrumentos que podem ser utilizados e uma série de limitações dos gastos e das formas de contribuição para os candidatos e candidatas.

Tudo isso nos levará a uma campanha com menos pompa e circunstância, mas que poderá ter melhor conteúdo. De outro ponto de vista, estas eleições serão realizadas em um momento de profundo desgaste da representação política. Toda a questão da Operação Lava-Jato, a corrupção sistêmica identificada por ela, faz com que o descrédito esteja muito acentuado.

Assim, proponho empenho para que venha um processo limpo e transparente e mobilizador. O meu desejo é que este momento de eleições municipais signifique uma oportunidade para que em cada um dos municípios ocorra um debate de conteúdo, de propostas, com seriedade e compromisso.

Portanto, mais do que defender um candidato ou um partido, o que estou interessado, neste momento inicial, é conseguir mobilizar e sensibilizar a todos e todas para que participem ativamente desse momento eleitoral. Sejam exigentes no que diz respeito ao julgamento dos seus candidatos. E o exercício deste momento nos municípios é uma grande oportunidade.

Discutir como os municípios podem ter mais responsabilidades nas áreas da saúde, da educação, da segurança. Discutir a busca de uma participação popular consistente. Há atualmente muitos conselhos que são constituídos, mas que na realidade não funcionam efetivamente. São simplesmente formais e decorativos.

Nosso partido é o partido da agricultura. É por isso que me permito sugerir que possamos cobrar compromissos com relação à agropecuária. A prefeitura pode e deve auxiliar muito o produtor rural disponibilizando equipamentos, realizando a manutenção das estradas por onde escoa a produção do campo, fazendo um programa de apoio à extensão rural.

Ter candidatos e candidatas que demonstram seu apoio ao setor agropecuário, e têm compromisso com ele depois de eleitos, é fundamental para o nosso futuro. Peço a vocês que defendam e apoiem os candidatos e candidatas que têm propostas para o nosso setor.

Que este seja um momento em que os candidatos se apresentem não para ser gerentes da máquina pública, simplesmente. Devem ser isso, mas, também, devem se comportar com ética e seriedade neste papel. Mas mais do que isso, devem ser líderes, discutir alternativas de desenvolvimento para os municípios. Chegou a hora de o candidato estar sintonizado em uma nova ordem que se constitui. E não simplesmente se curvar a uma estratégia eleitoral e de marketing

Votar não deve ser apenas cumprir uma obrigação. O voto é uma ferramenta de transformação, de melhoria, uma ferramenta de avanço. Deve ser um instrumento poderoso para eleger aqueles que, pelos próximos quatro anos, irão guiar as vidas dos e das munícipes.

Pode parecer um momento delicado, de feridas abertas, de discussões acaloradas, de opiniões cheias de paixão e ideologia. E o é. Estamos vivendo este momento. Mas, para o bem dos nossos municípios, não podemos deixar que permeiem nosso julgamento os recentes fatos veiculados pela imprensa, os pivôs de escândalos nacionais e da atual crise político-econômica brasileira.

É preciso equilíbrio, clareza e certeza para votar. Para escolher aquele ou aquela que pensará, executará e trabalhará por inciativas e projetos capazes de transformar o seu cotidiano. Não podemos cair na armadilha ardilosa da generalização, não podemos unir joio e trigo em um mesmo balaio.

Sim, há muitos maus exemplos atualmente na política, mas com certeza também temos muitos ótimos nomes de pessoas que sabem exatamente a diferença entre política e politicagem, entre interesse coletivo e interesse individual. Vote. Decida. Participe. É a sua hora de escolher.

Arnaldo Jardim é deputado federal (PPS-SP) licenciado e secretário de Agricultura de São Paulo

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta