CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Ministérios da Cultura e do Turismo debatem parcerias

O ministro da Cultura, Roberto Freire, se reuniu com o ministro do Turismo, Max Beltrão, nesta terça-feira (27), em Brasília. Os ministros discutiram a definição de novas parcerias entre as duas pastas, entre elas a realização de um seminário para estabelecer novo modelo de gestão dos fortes que estão sob a administração do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), instituição vinculada ao MinC (Ministério da Cultura).

Segundo Beltrão, o seminário, de âmbito internacional, deverá ser realizado no ano que vem e contará com a participação de especialistas no setor de gestão de equipamentos turísticos. “A intenção é encontrar mecanismos mais eficientes para gerir os 18 fortes administrados pelo Iphan”, explicou.

Beltrão informou ao ministro Freire os preparativos que estão sendo feitos para o lançamento do Plano Brasil Mais Turismo, programa desenvolvido a pedido do presidente Michel Temer que prevê ações conjuntas da pasta do Turismo com outros ministérios. “O lançamento das novas medidas ainda não tem uma data definida, mas deve ser divulgado no final de janeiro ou início de fevereiro. A expectativa é que o plano intensifique o turismo nacional”, disse.

Um dos projetos em conjunto entre o MinC e o Ministério do Turismo é a revisão e a atualização do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, que estão sendo realizadas pelo Iphan. “Temos um modelo de placas turísticas no Brasil inteiro que serão totalmente reformuladas, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura”, destacou.

Para o ministro Roberto Freire, os projetos discutidos durante a reunião são de extrema relevância para ambas as pastas. “O turismo tem um chamariz tremendo pela boa utilização de seu patrimônio. É fundamental que possamos melhorar a interação entre as áreas cultural e turística”, destacou.

Projeto de Lei

Ao final da reunião, os ministros discutiram as implicações do Projeto de Lei da Câmara 117/2015, aprovado pelo Plenário do Senado na semana passada, que altera a Lei Rouanet para acrescentar entre as ações beneficiárias do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) apresentações artístico-culturais em apoio à promoção de destinos e produtos turísticos brasileiros. Com a aprovação, o projeto vai à sanção presidencial ainda esta semana. (Assessoria MinC)

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta