CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Freire discute projetos culturais com governos de Caraguatatuba e Guaratinguetá

Divulgação

Para Freire, eventos não podem ser menosprezados

O ministro Roberto Freire teve reuniões com representantes das administrações municipais de Caraguatatuba (SP) e Guaratinguetá (SP) na manhã desta sexta-feira (27), na representação do Ministério da Cultura na capital paulista.

Ao lado da representante do MinC em São Paulo, Haifa Madi, Freire esteve com o secretário de governo de Caraguatatuba, Carlos Cogo, e a presidente da Fundação Educacional e Cultural do município, Silmara Selma Mattiazzo.

Na pauta do encontro, a possibilidade de o MinC colaborar no incentivo de atividades culturais na cidade do litoral norte paulista. Os representantes do governo municipal destacaram o Teatro Mário Covas, com capacidade para 600 pessoas, como um local que abriga shows, espetáculos teatrais e apresentações de dança.

Além disso, os gestores falaram sobre a Festa do Camarão e o festival de cerâmica e os apresentaram como dois dos principais eventos do calendário cultural de Caraguatatuba. O ministro Roberto Freire reiterou a disposição do MinC em contribuir com a cidade na promoção da cultura local.

Entre as medidas estudadas, está a possível doação de livros para a biblioteca do município, que teve grande parte de seu acervo literário deteriorada nos últimos anos.

Na sequência, Roberto Freire se reuniu com o secretário da Cultura de Guaratinguetá (SP), Luiz Carvalho, a subsecretária Taísa Samaha e o subsecretário de Turismo, Rodrigo Muassab. Eles trataram dos preparativos para o carnaval, esvaziado nos últimos anos e que está sendo resgatado pela atual gestão.

“Esses eventos têm uma importância para a cidade que não se deve menosprezar. Não é uma coisa qualquer”, afirmou o ministro sobre o carnaval local, destacando o seu potencial cultural, turístico e econômico.

O secretário Luiz Carvalho manifestou especial interesse pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC) e afirmou que o município já iniciou o processo para aderir ao programa. O SNC é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

Um dos principais tópicos abordados durante a reunião foi a possibilidade de reabertura do Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o local está fechado desde 2008. O museu conta a história de Rodrigues Alves, ex-governador de São Paulo e ex-presidente do Brasil, nascido em Guaratinguetá em 1848.

Ao final da reunião, o ministro Roberto Freire conversou ao telefone com o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva.

Gravação de programa

Na tarde desta sexta-feira, o ministro da Cultura participou da gravação do programa “É Notícia”, da RedeTV!, apresentado pela jornalista Amanda Klein. A atração deve ir ao ar em fevereiro.

A convite da direção da emissora, Roberto Freire almoçou com Amílcare Dallevo, presidente da RedeTV!, e Franz Vacek, superintendente de Jornalismo e Esportes. O ministro esteve acompanhado pelo secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido. (Fábio Matos/Assessoria MinC)

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta