CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Herança maldita: Pesquisa aponta que 30% de jovens e adolescentes em capacidade de trabalho estão desempregados

Reprodução

Pobreza até os 14 anos aumentou de 25,8% em 2014 para 29% em 2015

A herança maldita deixada pelos 13 anos de desgoverno do PT tem revelado, a cada dia, o impacto negativo de uma gestão descompromissada com a sociedade e voltada unicamente para a sua perpetuação no poder. Pesquisa realizada pelo Iets (Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade) aponta que a taxa de desemprego entre a faixa etária de 14 a 24 anos atingiu 30%, o que representa 13,7% do total de 14 milhões de desempregados registrado pelo IBGE. Em números absolutos, a massa de jovens e adolescentes sem emprego é de 1,265 milhão.

A pesquisa, publicada neste domingo (4) pelo jornal “O Globo” (veja aqui), mostra que crianças e adolescentes são os mais castigado pela crise econômica. Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Sonia Rocha, o futuro dessa geração está em risco.

“A conjuntura econômica piorou. Famílias com crianças dependem essencialmente do mercado de trabalho, que está muito ruim. E os benefícios voltados para as crianças são mais restritos e mais baixos que para os idosos”, afirmou.

A pesquisadora constatou que a pobreza entre crianças e adolescentes de até 14 anos aumentou de 25,8% em 2014 para 29% em 2015. O avanço foi ainda maior quando observada a faixa de pessoas entre 15 a 19 anos que passou de 17,9% para 22,3% na faixa de pobreza.

Educação

Por outro lado, e ainda grave, o movimento “Todos pela Educação” constatou que as escolas são pouco atraentes diante a crise e acabam afastando os adolescentes. Dos 2,8 milhões de crianças e jovens que estavam fora da escola em 2015, 60,8% tinham entre 14 e 17 anos.

Segundo especialistas, a falta de experiência e de capacitação dificulta ainda mais as contratações. A economista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que os jovens são os primeiros prejudicados quando empresas decidem por suas demissões, pelo fato de não possuirem experiência e por fazerem menos falta no processo produtivo.

Violência

Somado a isso, crianças, jovens e adolescentes também são os que mais sofrem com a violência. Na média, ocorrem 29 homicídios desse público para cada cem mil habitantes. Entre a população de 15 a 29 anos, a taxa é de 60 por cem mil. Se forem homens, quase dobra, com 113 mortes por cem mil. O número, em países desenvolvidos, fica em torno de 0,5% a 1% a cada cem mil.

Nenhum conteúdo relacionado

Um comentário sobre “Herança maldita: Pesquisa aponta que 30% de jovens e adolescentes em capacidade de trabalho estão desempregados

Deixe uma resposta