CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Cristovam e Kailash Satyarthi lançam o Movimento Parlamentar Sem Fronteiras pelos Direitos das Crianças

Max Aquino

Senador do PPS defende a universalização do problema da infância

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e o Prêmio Nobel da Paz Kailash Satyarthi lançaram nesta quarta-feira (14), em Brasília, o Movimento Parlamentar Sem Fronteiras pelos Direitos das Crianças. O evento contou com a presença da representante da ONU Koumbou Bol Barry e Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A iniciativa tem como objetivo formar uma rede de parlamentares e ex-parlamentares ligados por uma agenda global para a proteção do ambiente e das políticas sociais. “Eles deverão agir local e internacionalmente como uma plataforma para aumentar a conscientização sobre os problemas que impendem o desenvolvimento sustentável e justo. E pensar de que forma solucioná-los”, explicou Cristovam.

Kailash lembrou da criação do Programa Bolsa-Escola, quando Cristovam governou o Distrito Federal. “Foi uma atitude tão importante, forte e bonita quanto a paixão que ele tem para cuidar das crianças”, afirmou o ativista indiano. E acrescentou: “Há alguns anos, criamos o Movimento Parlamentar Sem Fronteiras. A ideia era mobilizar parlamentares de todos os países do mundo para que eles pudessem pensar e agir além dos limites de suas fronteiras. Em nossa opinião, um dos fatores mais importantes e o único que pode juntar todos em uma só causa é a paixão e a compaixão pelas crianças”, disse.

Cristovam disse ser necessário universalizar o problema da infância. “Não há como enfrentar as necessidades de um bilhão de crianças carentes sem um esforço internacional”. De acordo com ele, agora a tarefa será ampliar o número de parlamentares sem fronteiras em torno dos direitos delas, para depois reunir outros com vocações distintas em grupos que buscam soluções mundiais para vários problemas. “É preciso criar uma nova cultura na maneira de fazer a política parlamentar com a perspectiva da humanidade e do longo prazo. Usar esta nova cultura para salvar um bilhão de crianças privadas das necessidades básicas, especialmente educação de qualidade. E por meio delas construir um mundo melhor”, ressaltou.

Kailash Satyarthi está em Brasília desde a última segunda-feira (12), quando lançou a campanha 100 Milhões por 100 Milhões no Brasil. Trata-se de uma grande ação que pretende sensibilizar 100 milhões de pessoas, especialmente os jovens, na luta pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação, alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança. (Assessoria do Parlamentar)

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta