CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência, Regis defende reflexão sobre avanços mundiais

Reprodução

"A boa ciência nunca considera uma conclusão definitiva", defendeu

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Regis Cavalcante, afirmou, em comemoração ao Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, comemorado nesta última segunda-feira (16), que é preciso refletir sobre os avanços que ocorrem no mundo. Para ele, a nova geração é interativa e veloz e anseiam por interatividade.

Regis destacou que o mundo virtual não se limita “a testes de simulações” e forja novas realidades. Segundo o dirigente, a ciência e o conhecimento é o caminho que beneficiará, cada vez mais, o cidadão comum.

Veja abaixo a mensagem do secretário.

“Hoje é dia da Ciência e da Tecnologia.

A boa ciência nunca considera uma conclusão definitiva, deve estar sempre aberta a contestações seguidas. Hoje vale refletir este mundo que se descortina com tantos avanços fascinantes e desafiadores. A isto, contudo, vieram somar-se a leviandade, a instrumentalização política e a ignorância de sítios, comunidades, blogs e outros aparatos que a tecnologia da internet vem permitindo, com vantagens e desvantagens.

A ciência e a tecnologia muda o mundo e consequentemente muda todos nós. A comunicação dos jovens nativos digitais ou geração net é essencialmente interativa e veloz. Diferentes da geração passada – espectadora diante de uma TV – esses jovens são participativos e desejam interatividade.

Plugados on line através de uma gama de dispositivos digitais, produzem uma comunicação instantânea, em tempo real. Entre os mais novos, a exigência de instantaneidade faz cair em desuso o e-mail, substituído por mensagens diretas geradas por aplicativos de uso cada vez mais simples e disseminados. As redes sociais são fenômeno novo e gerador de inéditas formas de organização e sociabilidade.

O mundo virtual não se limita a um ambiente de testes e simulações, mas ganha concreção e forja novas realidades. Este é mundo que está a nossa frente. A ciência, o conhecimento é o caminho que cada vez mais vai beneficiar o cidadão comum. Salve a ciência e a tecnologia, ela é filha do Iluminismo.”

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta