CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

União Europeia escolhe Vitória para Programa de Cooperação Urbana Internacional

A União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC). A capital capixaba fará uma troca de experiências com a cidade espanhola Sevilha.

O intercâmbio dará subsídios para a resolução de questões por meio do compartilhamento de suas próprias vivências e conhecimentos. Através de um acordo de parceria, Vitória se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

O prefeito Luciano Rezende comemorou a escolha. “Com esse acordo de parceria feito pela União Europeia, após ter selecionado Vitória entre muitas cidades, a troca de informações entre Sevilha e Vitória em aspectos relacionados a urbanismo se torna mais intensa e oficial, com ganhos para as duas cidades, superando desafios que as cidades enfrentaram ou irão enfrentar. É uma honra e um passo muito importante. Estamos nos nivelando com cidades com um melhor padrão urbanístico no mundo, que é o caso de Sevilha”.

Privilégio

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, afirmou que é um privilégio a cidade participar de um programa como o IUC. “Essa partilha de experiências é muito válida. É uma troca mútua, de um lado teremos a oportunidade de ter acesso a novas formas de abordar desafios, do outro socializarmos as nossas melhores práticas internacionalmente”, disse Gandini.

Os planos de ação local devem incluir atividades e projetos pilotos economicamente viáveis que possam ser realizadas no curto prazo e que encorajem o envolvimento de pesquisa, negócios e comunidade local e que levem em consideração o desenvolvimento sustentável.

Sevilha

Com mais de dois mil anos de história e construções que guardam o charme do passado, Sevilha tem diversos monumentos tombados como patrimônios da humanidade. Some a isso a tradição das festas religiosas, a arquitetura histórica – com mistura dos estilos romanos e árabe – e o calor típico do local. É a quarta maior cidade espanhola, com 703.206 habitantes.

Programa

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) é uma oportunidade para as cidades aprenderem umas com as outras, estabelecerem metas ambiciosas, formarem parcerias duradouras, testarem novas soluções e promoverem seu perfil internacional.

Representantes de cada cidade farão parte de viagens de estudo, intercâmbio de pessoal, treinamentos e seminários (financiadas pelo programa) e projetarão um plano de ação para dirigir o desenvolvimento urbano sustentável. (Alexandre Lemos – Ascom Vitória)

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta