CIDADANIA23

PORTAL NACIONAL

Pollyana Gama: Desafios do ensino médio no Brasil

Matemática? Língua Portuguesa? Química? História? Qual o maior desafio no ensino médio?

É claro que cada uma dessas disciplinas apresenta desafio. No entanto, para que parte significativa de nossos jovens os vivencie durante o processo ensino aprendizagem, se faz necessário superar outro crescente desafio: a evasão escolar, isto é, abandono da escola por parte dos alunos.

No último dia 17 foi publicado o estudo “Políticas Públicas para a Redução do Abandono e da Evasão Escolar de Jovens”, coordenado pelo economista Ricardo Paes de Barros, que contou com a parceria dos Institutos Ayrton Senna, Unibanco, Insper e Fundação Brava.

Dentre os dados observados, destaco que a evasão escolar tem sido constituída por cerca de 2,8 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos. Isso sem falar nos que nem ao menos fazem matrículas. Nos últimos 15 anos, o percentual de jovens dessa faixa etária fora da escola, aferida atualmente em 10 milhões, avançou para próximo de 40%, contradizendo tendência mundial que registra 74% dos países com números mais positivos.

Há uma variedade de fatores determinantes para essa falta de engajamento escolar apresentada pelos alunos, tais como violência; maternidade na adolescência; necessidade de trabalho; acesso limitado; falta de compreensão quanto a importância dos estudos para a vida; desinteresse pelo modelo atual.

Esse quadro justifica a necessidade de atenção com o ensino médio e isso impõe outros desafios, como o de recursos, estrutura que garantam a implantação da reforma recentemente aprovada, bem como a constituição da Base Nacional Comum Curricular que ofereça real sentido e engajamento aos estudantes.

Na Comissão de Educação da Câmara Federal tenho proposto audiências para a devida publicidade e possível aprimoramento com a participação da comunidade. Sejam quantos forem os desafios, nada de desânimo. Ao trabalho! Avançar é preciso.

Pollyana Gama é deputada federal pelo PPS-SP

 

Nenhum conteúdo relacionado

Deixe uma resposta